Após instrutor testar positivo para Covid-19, Sejus suspende curso de formação; sindicato contesta

0
Em 2 de março de 2020, a Sejus deu início ao Curso de Formação de 75 Policiais Penais (Foto: Governo do Piauí) Sindicato pede que a Sejus opte pela antecipação do encerramento do curso de formação e permita que o alunos passem pelo estágio supervisionado após essa finalização

A Secretária de Justiça do Piauí (Sejus) suspendeu, a partir desta terça-feira (24/11), por sete dias o estágio supervisionado do curso de formação para Polícia Penal, após um instrutor testar positivo para Covid-19. Segundo portaria, o profissional manteve contato com alunos de pelo menos duas turmas. A decisão da Sejus foi contestada pelo Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi).

Segundo o vice-presidente, Vilobaldo Carvalho, o sindicato pede que a Sejus opte pela antecipação do encerramento do curso de formação e permita que o alunos passem pelo estágio supervisionado após essa finalização. A argumentação do Sinpoljuspi é de que a organização do curso de formação de policiais civis será feita dessa forma devido a pandemia. Outro ponto destacado é a urgência de novos policiais penais no sistema prisional do estado.

“Entendemos como desarrazoada. Primeiro porque é um concurso que se arrasta desde 2015, está na fase final restando apenas o estágio supervisionado. No caso dos delegados da Polícia Civil, o estágio supervisionado será feito após a nomeação de posse. Não há nenhum prejuízo para formação, porque a prática será aprendida no exercício da atividade. Essa nomeação é cada vez mais urgente devido a carência de policiais penais”, declarou.

Veja nota na integra:

A Secretaria de Estado da Justiça informa que suspendeu, por 7 dias, o estágio supervisionado nas unidades penais do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal, realizado pela Academia de Formação Penitenciária do Estado do Piauí (Acadepen). O motivo da suspensão foi a notificação de testagem positiva para Covid-19 de um professor instrutor que manteve contato com os alunos, e a necessidade de adoção de medidas para fins de controle e prevenção à propagação do novo coronavírus, principalmente para preservar a vida e a saúde de servidores e das pessoas privadas de liberdade.

FONTE: OITO E MEIA

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui