Áudios revelam doutrina de facção criminosa em presídio no Piauí

0
Cela onde 27 presos tentaram empreender fuga na noite do último sábado (02)

Áudios divulgados nesta sexta-feira (08) revelam uma espécie de doutrinação praticada por membros de uma facção criminosa presente na Penitenciária Mista de Parnaíba, situada a 337 km de Teresina, no litoral do Piauí.

As gravações disponibilizadas pelo Sindicato dos Policiais Penais (SINPOLJUSPI) ao Repórter .50 foram registradas na noite de domingo (03) e confirmam mais uma vez a presença de facções no Estado. Diariamente, há um culto religioso realizado pela facção e, na sequência, um dos líderes começa a gritar frases que são repetidas pelos comparsas de organização criminosa.

Os áudios foram gravados a certa distância das celas, por isso há trechos inteligíveis. No primeiro, é possível entender trechos como “não conspirar, não acusar em vão, fortalecer os caídos, não caguetar”. Já no final da segunda gravação, os detentos repetem o nome da facção Comando Vermelho quatro vezes, seguidas de palmas.

Infraestrutura

Dados do Sinpoljuspi apontam que hoje, a Penitenciária Mista abriga 600 apenados, porém, o local, adaptado de um antigo mercado municipal, foi projetado para receber apenas 176 presos, ou seja, o presídio possui pelo menos duas vezes mais detentos que o pré-estabelecido. Com isso, com uma média de seis Policiais Penais por plantão, estes profissionais lidam diariamente com a superlotação e reiteradas fugas e tentativas como a mais recente, registrada no último sábado (02).

Cela onde 27 presos tentaram empreender fuga na noite do último sábado

Outra precariedade diz respeito à infraestrutura do espaço, como menos de 30% das câmeras funcionando, iluminação deficiente, muro baixo e sem cerca elétrica, paredes construídas com tijolos em um prédio adaptado de um mercado público no Centro da cidade, telhado de ripa e telha, com todas essas adversidades, os Policiais Penais abortaram uma fuga na noite do último sábado (02).

Sistema penitenciário sem estrutura facilita fuga

Violência

É público que Parnaíba e o litoral piauiense vivem uma escalada da violência. Em julho deste ano, durante divulgação dos resultados da Operação Dionísio II, deflagrada pela Polícia Federal, representantes da instituição afirmaram em entrevista que “pelo menos 40 assassinatos na região foram motivados pela guerra entre as facções rivais Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC).

Em setembro, o Repórter .50 divulgou vídeo em que pelo menos oito bandidos armados e encapuzados fizeram um arrastão a diversos veículos na PI-116, bairro Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba. A filmagem mostrava a quadrilha chegando a um posto de combustível, alguns dos criminosos indo para a pista, interceptando veículos que passavam pelo local, tomando celulares e outros pertences das vítimas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui