CDP de Raimundo Nonato: presídio exemplo para o Brasil e referência para o Sistema de Segurança Pública

0
Acácio Castro, vice-presidente do SINPOLJUSPI

As homenagens hoje são para todos os policiais penais que fizeram e fazem parte da Casa de Detenção Provisória ‘Dom Inocêncio Lopes Santa Maria’, em São Raimundo Nonato.

A Casa de Detenção foi inaugurada em 22 de agosto de 2011. Dez anos depois da sua inauguração podemos falar da competência e do compromisso de todos os policiais penais que passaram ou laboram naquela unidade, deixando o bom exemplo de dedicação, compromisso e zelo com o serviço público.

Primeiros agentes penitenciários da CDP de São Raimundo Nonato

Uma unidade que impôs novas responsabilidades, com implantação de um novo procedimento de segurança, impactando nas demais unidades prisionais do Piauí. Algo aparentemente inusitado para alguns, por ser supostamente uma utopia um presídio de procedimentos nos padrões do Sistema Penitenciário Federal em nosso estado, mas graças à Deus e, com muito trabalho dos profissionais que ali estão, esse sonho hoje é uma realidade em quase todos as unidades piauienses.

Hoje a CDP de São Raimundo Nonato é referência não só no Piauí, mas também a nível nacional em suas rotinas de procedimentos de segurança. Nunca foi registrada nenhuma fuga, morte, ou sequer a entrada de drogas ou celulares.

“A CDP de SRN completa 10 anos com um currículo impecável para uma unidade prisional no Brasil. Tenho orgulho de ter feito parte da construção dessa história e mostrando para a sociedade a competência dos policiais penais do Estado do Piauí, com um trabalho admirável que necessita apenas de um maior reconhecimento e valorização pelo governo do Estado”, declarou o vice-presidente o SINPOLJUSPI, Acácio Castro.

A Casa de Detenção também é referência em procedimentos de segurança

José de Melo Pereira, diretor da CDP de São Raimundo Nonato

“A CDP de São Raimundo Nonato é referência no estado em procedimentos de segurança há 10 anos, procedimentos esses que são essenciais para manter a ordem e disciplina da unidade. A CDP SRN também se destaca na ressocialização dos internos, nós temos na unidade o trabalho das igrejas que é de suma importância, campeonatos para integração entre os internos, o projeto leitura livre que dá acesso a cultura e oportuniza o direito de remissão, trabalho em manutenção, reforma e limpeza da unidade e o trabalho da horta. A cada três dias trabalhados o interno tem direito a um dia de remissão”, comentou José de Melo Pereira, diretor da CDP de São Raimundo Nonato.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui