Governador Wellington Dias autoriza nomeação de novos Policiais Penais

0
76
Governador Wellington Dias durante assinatura do Programa Habitar Servidor (Foto: Marcelo Cardoso/GP1)

O governador Wellington Dias (PT) autorizou a nomeação de todos os Policiais Penais que concluíram o Curso de Formação no final do ano passado. O anúncio foi confirmado pelo secretário de Justiça, Carlos Edílson, nesta terça-feira (9).

Para o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, a nomeação dos policiais irá contribuir para o bom andamento das rotinas carcerárias em todo o Estado e à manutenção da ordem e da disciplina nos estabelecimentos penais.

“Será um reforço de uma mão de obra nova e capacitada para colaborar com a segurança de nossas unidades penais. Além disso, os servidores irão contribuir com as políticas estaduais que visam à reinserção social das pessoas privadas de liberdade”, comentou o secretário Carlos Edilson.

A nomeação dos Policiais Penais será feita mediante reposição do quadro de servidores, resultado de uma luta do SINPOLJUSPI para que, assim, o Governo pudesse convocar todos os Policiais Penais concludentes do Curso de Formação.

A reivindicação já vinha sendo reiterada perante ao Governo pelo secretário da Justiça, Carlos Edílson, que por várias vezes se reuniu com o Sindicato para tratar do tema. O SINSPOLJUSPI também tratou da reivindicação com o secretário de Governo, Osmar Júnior.

Novos Policiais Penais do Piauí

Nos últimos 15 dias o Sindicato, em conjunto com a SEJUS, conseguiu identificar 68 Policiais Penais que foram exonerados do cargo desde a última nomeação, em dezembro de 2019. Com isso, ainda na semana passada, essa informação foi enviada pela SEJUS para a Secretaria de Governo, reforçando a solicitação da nomeação.

Além disso, o Sindicato continuou trabalhando na questão e informou a Assessoria Jurídica da SEGOV, em complementariedade às informações da SEJUS, a recente nomeação de três Policiais Penais (dois para delegado e um para perito). Também informou um pedido de exoneração de um Policial Penal, que já se encontra na Diretoria de Atos do Karnak para publicação e uma solicitação de vacância de outro Policial Penal. Ao mesmo tempo, esteve por diversas vezes na Assessoria Jurídica da SEJUS e da SEGOV dialogando e contribuindo com as informações.

Destaca-se nesse processo o permanente diálogo com o Secretário da Justiça, Carlos Edílson, que tem se empenhado pela nomeação de todos os Policiais Penais, em atendimento ao que tem sido reivindicado pelo SINPOLJUSPI.

Para o vice-presidente do SINPOLJUSPI, Vilobaldo Carvalho, a nomeação dos novos Policiais Penais é mais um reforço nas unidades prisionais, que encontra-se em constante crescimento da população carcerária.

“Mais uma conquista do sindicato, que ao longo dos anos cobra ao governo reforço do contingente. O governador sempre vinha garantindo chamar esses profissionais e agora isso aconteceu. São novos Policiais Penais que vão contribuir com a segurança pública do estado e o fortalecimento da categoria”, declarou.

 

Polícia Penal do Piauí
Assessoria de Comunicação
Instagram: @sinpoljuspi_fenaspen
Youtube: sinpoljuspi fenaspen
(86) 3226-3090
contato@sinpoljuspi.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui