Parceria entre SINPOLJUSPI E DUASE/SASC viabiliza treinamento e capacitação para Agentes Socioeducadores

0
20
Curso dos socioeducadores da SASC no Clube do SINPOLJUSPI

O Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (SINPOLJUSPI) cedeu nessa quarta-feira (7) a estrutura do seu clube para promover o curso de Intervenção e Gerenciamento de Crises aos agentes socioeducadores da Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC).

Os socioeducadores selecionados vão compor o Grupo de Intervenção, responsável por atuar em diversas unidades socioeducativas, como o Centro Educacional Masculino (CEM).

Socioeducadores da SASC participam de aulas práticas no Clube do SINPOLJUSPI

De acordo com o Gerente de Apoio Pedagógico e Institucional da SASC, o Policial Penal Wellington Rodrigues, o curso contou com o Módulo I, que dispõe sobre Técnicas Não Letais, com duração de 10 dias, e o Módulo II, com Intervenção e Gerenciamento de Crises, que será concluído em 20 dias. Em função da necessidade de se ter uma estrutura que pudesse contemplar os alunos, a SASC contou com o apoio do SINPOLJUSPI.

“O objetivo do curso é trabalhar os agentes socioeducadores para evitar problemas como aqueles ocorridos na última rebelião e com a criação do Grupo de Intervenção nós poderemos agir até a chegada de outras forças. Então, o apoio do SINPOLJUSPI foi importante, eu conversei com o presidente Kleiton Holanda sobre o curso, que tem as partes de teoria e prática, que são o condicionamento e técnica de defesa pessoal, e ele cedeu o espaço para a realização das aulas”, ressaltou.

Presidente do SINPOLJUSPI, Kleiton Holanda, acompanhou as aulas práticas dos socioeducadores

O presidente do SINPOLJUSPI, Kleiton Holanda, falou sobre a importância da união entre as categorias que atuam com o objetivo de garantir a ordem e segurança no interior das unidades, ressalvadas às competências de cada uma das forças.

“Nós contamos com uma estrutura que é reconhecida nacionalmente e cedemos o Clube do SINPOLJUSPI para que os agentes socioeducadores pudessem receber esse curso, que são muito importantes, tendo em vista os recentes episódios que temos registrado, como as rebeliões no CEM. Então, a criação do Grupo de Intervenção, com instruções e troca de experiências com os Policiais Penais e outras forças da Segurança é, sem dúvida, relevante para garantir a ordem nas unidades onde os socioeducadores atuam. Nós temos uma estrutura capaz de atender os agentes e com o nosso apoio, a SASC está promovendo esse Grupo de Intervenção”, acrescentou Kleiton Holanda.

As aulas estão sendo ministradas pelo agente socioeducativo José Carlos, de Brasília-DF, além do agente socioeducativo Lauro Borges, do estado de Minas Gerais. Policiais Penais do Piauí e do Maranhão, membros da Polícia Militar, Guarda Municipal de Teresina e Polícia Civil do Piauí também participam das instruções aos alunos.

Socioeducadores praticaram treinamento e salvamento no Clube do SINPOLJUSPI

“Durante o curso, os socioeducadores trabalharam o Estatuto da Criança e do Adolescente, sobre a forma de como proceder com menores infratores, e também trabalhamos com a parte psicológica. A segunda etapa do curso será finalizada na próxima semana e somente após o término vamos saber quem fará parte do Grupo de Intervenção”, complementou o Gerente de Apoio Pedagógico e Institucional da SASC, Policial Penal Wellington Rodrigues.

Os instrutores José Carlos, do Distrito Federal, e Lauro Borges, de Minas Gerais, elogiaram a estrutura do clube para a realização das aulas práticas, que foram ministradas em dois turnos.

Socioeducadores aprendem técnica de salvamento durante aulas no Clube do SINPOLJUSPI

“Muito boa estrutura. Utilizamos desde o hall de entrada, pátio e piscina do clube”, disse José Carlos.  “Agradecemos o espaço cedido pelo SINPOLJUSPI, que foi fundamental para o treinamento de contenção, controle, mobilização e salvamento na água”, destacou Lauro Borges.

Ao final do curso, os educadores selecionados farão parte do primeiro Grupo de Intervenção Rápida, que atuará em Teresina, Picos e Parnaíba.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui