A Secretaria de Justiça do Piauí lançou, no último final de semana, mais uma ‘Operação Monitorados’. A ação tem como objetivo realizar a fiscalização das pessoas que cumprem medidas cautelares de prisão diversas, em especial, as que usam tornozeleiras eletrônicas.
Os policiais penais estiveram nas ruas de Teresina realizando a fiscalização. O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, acompanhou de perto a operação.
O trabalho iniciou pelas ruas das zonas Sul e Sudeste de Teresina. Policiais Penais da DUAP (Diretoria de Administração Penitenciária), da DINP (Diretoria de Inteligência), do Monitoramento Eletrônico, do GTP (Grupo Tático Prisional) participaram da operação.
“A importância dessa operação é fiscalizar essas pessoas e evitar possíveis delitos por parte delas. Existem várias medidas aplicadas pelo Judiciário, como o horário para recolhimento noturno, proibição de deixar a comarca de origem, proibição de frequentar bares, por exemplo. Enviamos nossos policiais para fazerem essa fiscalização, in loco, e para comunicar ao Judiciário sobre as infrações cometidas”, frisou o secretário de Justiça, Carlos Edilson.
A fiscalização deverá ser intensificada nos próximos dias na capital e também deverá ser realizada em outras cidades do Estado. Atualmente, 450 pessoas usam tornozeleiras eletrônicas nas cidades de Teresina, Altos, União, Parnaíba, Luís Correia, Floriano, Oeiras e Picos.