Policiais Penais abortam tentativa de fuga na Penitenciária Irmão Guido

0

Policiais Penais abortaram uma tentativa de fuga registrada na noite dessa quinta-feira (15) no pavilhão C da Penitenciária Irmão Guido, Zona Sul de Teresina.

Por volta de 21h, a guarda externa da Polícia Militar que estava na passarela observou uma movimentação suspeita no Pavilhão C e acionou os Policiais Penais do plantão de Gerência e Disciplina da unidade, que em 20 minutos conseguiram conter cerca de 60 detentos, divididos em três celas e, bravamente, evitaram a fuga.

Policiais Penais que participaram da ação

O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Piauí (SINPOLJUSPI), Vilobaldo Carvalho, ressaltou o papel do Policiais Penais que contornaram situação no interior da unidade prisional e lembrou a necessidade de se garantir a melhor condição de trabalho aos profissionais que, diariamente, vivem a tensão de ter que estabelecer a ordem em estruturas superlotadas.

“Os Policiais Penais estão preparados para tudo a qualquer momento. Quando a unidade prisional está muito agitada, redobra-se a atenção, quando está muito calma da mesma forma, pois não se sabe o que pode acontecer. A nossa grande questão é o estresse profissional, pois a nossa atividade é extremamente desgatante, principalmente, por conta da sobrecarga de atividade, mas os Policiais Penais, dentro das suas possibilidades, buscam dar respostas, prontamente”, ressaltou.

Vilobaldo lembrou que mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a categoria não parou e tem ficado cada vez mais exposta ao coronavírus. Ele defendeu a imunização dos Policiais Penais que prestam serviço essencial na Segurança e espera que o Governo do Estado os inclua no programa de imunização, imediatamente.

“Nós estamos na expectativa das vacinas e se não houver uma resposta do Governo quanto a imunização, pois sabemos que chegou mais um novo lote de vacina, se o Governo do Estado não tratar os Policiais Penais com respeito e decência nós não descartamos parar as atividades internas nas unidades”, completou.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui