Policiais Penais do Piauí começaram a ser imunizados contra a Covida-19 nesta quarta-feira (7) na sede do Corpo de Bombeiros, em Teresina. Ao todo, 80 profissionais da categoria entre 60 a 55 anos vão receber a primeira dose da vacina na capital.

A inclusão dos Policiais Penais do Piauí no grupo prioritário de vacinação é resultado da luta do SINPOLJUSPI, que incansavelmente cobrou do Governo do Estado, Secretaria do Estado de Saúde e Secretaria de Justiça a imunização dos servidores.

Na última segunda-feira (5), o SINPOLJUSPI encaminhou ofícios solicitando prioridade na vacinação dos Policiais Penais para todas as Secretarias Municipais de Saúde onde existem unidades prisionais, localizadas nas cidades de Teresina, Bom Jesus, Floriano, Parnaíba, Altos, Picos, Esperantina, Campo Maior, São Raimundo Nonato e Oeiras.

Policial Penal Rogério Cama, lotado na Penitenciária Feminina de Teresina, toma a 1ª dose da vacina contra Covid-19

“Mesmo com o decreto estadual reconhecendo as atividades dos Policiais Penais do Piauí como essenciais e o anúncio do Governo do Estado quanto a vacinação de profissionais de segurança pública de forma prioritária, a nossa categoria tinha sido deixada de fora da imunização desse grupo. Até o momento, somente a Fundação Municipal de Saúde de Teresina e a Secretaria de Saúde de Bom Jesus se posicionaram e vão iniciar a vacinação da classe”, declarou o vice-presidente do SINPOLJUSPI, Vilobaldo Carvalho.

Policiais Penais do Piauí começam a ser imunizados contra a Covid-19 em Teresina

Segundo Vilobaldo Carvalho, o Sindicato continuará cobrando a Secretaria de Estado de Saúde para que os outros municípios com unidades prisionais também comecem a imunizar os Policiais Penais e que a vacinação contemple a todos os 800 servidores ativos.

“Durante toda essa pandemia da Covid-19 no Piauí, os Policiais Penais, trabalharam constantemente na condução dos presos para unidades prisionais, em escoltas de presos para hospitais, no acompanhamento de audiências e visitas virtuais. São os Policiais que recebem os presos das demais polícias e continuam, por dever funcional, tendo que atuar nas vistorias estruturais em celas ou corporais nos presos, mesmos que estes estejam com Covid-19. Além de atuarem em ações de vigilância das medidas de distanciamento físico, com contato direto e constante com o público, como no caso da fiscalização de pessoas e vistoria em materiais que os familiares trazem para os presos”, destacou.

Atualmente 21 Policiais Penais estão afastados com Covid-19 e cerca de 40 detentos infectados com a doença em unidades prisionais do Piauí. Neste contexto, o SINPOLJUSPI reforça que a vacinação dos Policiais Penais se torna importante tanto para a preservação da saúde dos profissionais e de seus familiares, assim como dos próprios presos.

 

Polícia Penal do Piauí
Assessoria de Comunicação
Instagram: @sinpoljuspi_fenaspen
Youtube: sinpoljuspi fenaspen
(86) 3226-3090
contato@sinpoljuspi.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui