Policiais Penais do Piauí são vacinados contra a Covid-19 após cobranças da categoria

0
Policial Penal do Piauí

Os Policiais Penais lotados nas Penitenciárias de Floriano e Campo Maior receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (11). A vacinação ocorreu após intensa cobrança do SINPOLJUSPI para incluir a categoria no grupo prioritário.

Nessa nova etapa foram disponibilizadas 489 doses da vacina, depois que a categoria ameaçou deflagrar a Operação Policiais Penais São Essenciais nesta segunda-feira (10). O movimento foi suspenso diante da resposta do Governo do Estado em atender as demandas apresentadas pelos servidores.

“A vacinação dos Policiais Penais é fruto da persistência do SINPOLJUSPI na luta, com apoio irrestrito da categoria, que atendeu o chamamento do sindicato no momento oportuno e colaborou no sentido de pressionar o Governo do Estado a reconhecer os Policiais Penais como tal, de forma isonômica as demais forças de segurança público. É um momento que a categoria está se sentindo agora respeitada naquilo que ela já é como profissão e do papel importante que ela tem perante a sociedade”, disse Vilobaldo Carvalho, vice-presidente do SINPOLJUSPI.

Policial Penal é vacinada em Campo Maior

Na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano, o Policial Penal Jean Cardoso Beirão foi um dos vacinados. Ele agradeceu o empenho dos profissionais e a força do Sindicato para conseguir a vacinação.

“Muito importante essa vacinação para cada um de nós, porque nós sabemos o quanto a gente põe nossa vida em risco diante dessa situação triste que se encontra nosso país e a única solução é sendo vacinado. O nosso trabalho não temos como nos esquivar, somos plantonistas, temos que cuidar dos presos nos hospitais e dentro da unidade, receber pertences de presos, e somente através da vacina a gente resguardar nossa vida. Estão todos de parabéns, mais uma luta do SINPOLJUSPI”, comentou o Policial Penal Jean Cardoso.

Policiais Penais de Floriano vacinados

Os Policiais Penais lotados na Penitenciária José de Arimatéia Barbosa Leite, em Campo Maior, também comemoraram a vacinação dos profissionais.

“Hoje é um dia histórico para a nossa categoria. Depois de muita luta conseguimos a vacinação para todos. A vacina representa uma esperança neste momento tão difícil para toda a sociedade, principalmente para a Polícia Penal que lida diariamente com milhares de presos nas unidades prisionais do nosso estado. Quem ganha com a vacinação dos Policiais Penais são as suas e nossas famílias, os usuários do sistema prisional e consequentemente a população do nosso estado”, declarou o Policial Penal Josiel Lima Marcos.

Policial Penal é vacinado contra Covid-19

Policiais Penais vítimas da Covid-19

Quatro Policiais Penais da ativa morreram vítimas da Covid-19. Somente nesse fim de semana, os profissionais Flávio Vieira Paulo e Sidney dos Santos Braga faleceram em decorrência da doença e antes de receberem a vacina.

Vale ressaltar que centenas de Policiais Penais foram infectados desde o início da pandemia, sendo que alguns continuam internados e outros afastados das suas atividades ainda em tratamento pela Covid-19. É o caso do presidente do SINPOLJUSPI, Kleiton Holanda, que encontra-se em recuperação pelas sequelas da doença.

Além disso, muitos Policiais Penais tiveram perdas de familiares e amigos para o coronavírus.

Operação Policiais Penais São Essenciais

Mesmo o Governo do Estado atendendo as demandas apresentadas pela categoria, resultando em avanços concretos na pauta de reivindicações, a categoria continua em alerta para a execução das seguintes pautas:

  • Vacinação dos Policiais Penais de forma isonômica as demais forças de segurança pública;
  • Proposta do Projeto de Lei para transformação e reclassificação do cargo de Agente Penitenciário em Policial Penal, conforme Emenda Constitucional 56/2020;
  • Policial Penal como Diretor Geral da Polícia Penal, em cumprimento a Emenda Constitucional 56/2020.
  • Substituição de todos os Gerentes e Gerentes adjuntos das unidades prisionais que não integram o quadro da Polícia Penal;
  • Substituição do gerente do SAM (Setor de Armas e Munições) e auxiliares que não integram o quadro da a Policia Penal;
  • Substituição do gerente e auxiliares do RECAP (Setor de Recaptura de Presos Foragidos) que não integram o quadro da Polícia Penal.

Polícia Penal do Piauí
Assessoria de Comunicação
Instagram: @sinpoljuspi_fenaspen
Youtube: sinpoljuspi fenaspen
(86) 3226-3090
contato@sinpoljuspi.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui