Sinpoljuspi parabeniza Policiais Penais por operação exitosa na Penitenciária de Esperantina

0
83
Diretor da Penitenciária, chefe de Disciplina e Policiais Penais plantonistas

O SINPOLJUSPI parabeniza os Policiais Penais pela operação exitosa na Penitenciária Regional Prefeito Luís Gonzaga Rebelo, em Esperantina, região Norte do estado. Durante a vistoria minuciosa realizada nessa quarta-feira (10) foram encontrados vários materiais ilícitos e um buraco em uma das celas.

A vistoria preventiva conduzida pelo diretor, o chefe de disciplina, em conjunto com os Policiais Penais plantonistas, retirou da posse dos detentos vários materiais ilícitos ou não permitidos como: um aparelho celular com bateria, pedaços de ferro pontiagudos retirados da estrutura, espetos com cabos feitos com hastes de escova dental. Um buraco foi detectado em parede de uma cela, que separa os pavilhões B e C, e que estava sendo perfurado com o objetivo de alguns detentos  empreenderem fuga.

Materiais apreendidos com os presos durante vistoria na Penitenciária de Esperantina

Os materiais ilícitos, como drogas e os materiais não permitidos por lei aos detentos, como aparelhos celulares são constantemente arremessadas por indivíduos, em sua maioria jovens cooptados por facções criminosas. Somente o trabalho diligente e compromissado dos Policiais Penais faz frente à propagação da criminalidade no interior dos estabelecimento penais, colaborando com as demais forças da Segurança Pública na proteção da sociedade.

Buraco em parede de cela na Penitenciária de Esperantina

A Penitenciária de Esperantina em funcionamento desde janeiro de 2002, ao longo do tempo foi palco de várias rebeliões, fugas e mortes. A unidade registrou uma das maiores rebeliões do sistema prisional do Piauí no dia 6 de outubro de 2017, que resultou em dois pavilhões destruídos e fuga de 75 presos.

Em 2021 está prevista uma reforma geral do estabelecimento, após superados os entraves burocráticos junto ao Departamento Penitenciário Federal (DEPEN) no tocante à aprovação do projeto arquitetônico. Os recursos a serem utilizados serão oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) e já disponibilizado ao Estado do Piauí pelo Governo Federal.

Penitenciária Regional Prefeito Luís Gonzaga Rebelo, em Esperantina

O SINPOLJUSPI, na qualidade de representante da categoria dos Policiais Penais piauienses, conforme o Artigo 8, inciso III da Constituição Federal, parabeniza o empenho e dedicação da classe, que diuturnamente faz a segurança dos presídios do Estado como verdadeiro sacerdócio, a abnegação e coragem de verdadeiros policiais que recentemente foram reconhecidos, por questão de justiça, como força de Segurança Pública no Brasil pela Constituição Federal.

Policial Penal Zé Roberto, ex-presidente do SINPOLJUSPI, Diretor da FENASPEN, lotado na Penitenciária Regional de Esperantina

 

Polícia Penal do Piauí
Assessoria de Comunicação
Instagram: @sinpoljuspi_fenaspen
Youtube: sinpoljuspi fenaspen
(86) 3226-3090
contato@sinpoljuspi.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui