O SINPOLJUSPI participou na manhã desta terça-feira (17) da manifestação dos aprovados no último concurso público da Polícia Penal do Piauí, edital do ano de 2016, em frente ao Palácio de Karnak, em Teresina. Eles cobraram a convocação de aproximadamente 50 aprovados para o Curso de Formação na ACADEPEN.
O Sindicato dos Policiais mantém a sua linha de atuação de lutar por concurso público, Curso de Formação e nomeação dos aprovados, visando reforçar o contingente da sua categoria, por considerar a extrema necessidade e carência de profissionais para a realização das atividades da Polícia Penal nos presídios do Estado.
“Não sei como o Governo do Estado não tem vergonha de aprovados de um concurso, que teve previsão orçamentária em 2015, e ainda estejam em 2021 lutando para a convocação para o Curso de Formação, mesmo sabendo da elavada necessidade desses profissionais para reforçar a segurança dos estabelecimentos penais e, por conseguinte, de toda a sociedade”, declarou o presidente do SINPOLJUSPI, Vilobaldo Carvalho.
O SINPOLJUSPI repudia a demora do Estado em formar e nomear os aprovados, que há quase cinco anos lutam para terem seu direitos reconhecidos e ainda repudia a sobrecarga de trabalho imposta aos atuais Policiais Penais, especialmente e de forma mais gravosa e inaceitável na Cadeia Pública de Altos (CPA), Penitenciária Mista se Parnaíba, Penitenciária Irmão Guido, Penitenciária de Picos e na antiga Casa de Custódia de Teresina.
O baixo efetivo, aliado a estrutura física deficiente e ainda as péssimas condições de trabalho acabam por proporcionar tentativas de fugas e uma maior facilidade de atuação das facções criminosas que tanto mal causam a sociedade piauiense.
O Sindicato dos Policiais Penais continuará cobrando, e com mais contundência, o chamamento dos aprovados para o Curso de Formação e a consequente nomeação, e considera ser de extrema necessidade o lançamento de um novo concurso público pelo Governo do Estado.
O SINPOLJUSPI desde 2009 vem cobrando o reforço da categoria, através de concurso e lutando ao lado dos aprovados por suas nomeações em todas as suas manifestações junto ao Governo do Estado/demais instituições públicas, em seus movimentos de greves e paralisações, como as realizadas nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017.
Por fim, o Sindicato conclama todos os integrantes da Polícia Penal do Piauí para ficarem em estado de alerta, por considerar o descaso e desrespeito do Governo com as pautas apresentadas até agora e sem resposta concreta, dentre elas, a formação dos aprovados e a regulamentação da Polícia Penal após o advento da EC 104/19, que impôs exclusividade da categoria nas atividades realizadas nos estabelecimentos prisionais, inclusive o cargo de Diretor Geral da PP, ainda hoje ocupado por um militar e cuja Emenda à Constituição do Estado em dezembro de 2020 possuir eficácia plena neste quesito.
LEIA TAMBÉM:
- SINPOLJUSPI cobra SEFAZ imediata convocação dos 50 aprovados em concurso para Curso de Formação
- SINPOLJUSPI cobra junto à SEJUS Curso de Formação para 50 aprovados do concurso de 2016
- Alepi publica texto corrigido da Emenda Constitucional que criou a Polícia Penal do Piauí
- PEC que cria a Polícia Penal do Piauí é aprovada em dois turnos na Alepi
- Aprovados em concurso iniciam acampamento em frente ao Palácio de Karnak
Polícia Penal do Piauí
Assessoria de Comunicação
Instagram: @sinpoljuspi_fenaspen
Youtube: sinpoljuspi fenaspen
(86) 3226-3090
contato@sinpoljuspi.com.br