quinta-feira, abril 11, 2024
Início COVID-19 Sinpoljuspi pede que Ministério Público inclua Policiais Penais no grupo prioritário da...

Sinpoljuspi pede que Ministério Público inclua Policiais Penais no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19

O Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Piauí encaminhou ofício a 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, pedindo que o Ministério Público inclua a categoria dos Policiais Penais na Ação Civil Pública impetrada pelo MP em desfavor do Estado do Piauí, que trata sobre os critérios definidos pelo Governo para o público prioritário da vacinação contra a Covid-19, em desacordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde.

De acordo com o vice-presidente do SINPOLJUSPI, Vilobaldo Carvalho, conforme nota técnica do Ministério da Saúde e decreto estadual, os Policiais Penais estão no rol das atividades de segurança consideradas essenciais, no entanto, nem o Governo bem como os municípios não têm adotado ações para realizar a imunização da categoria, que até agora não tem previsão para ser vacinada.

Mesmo diante da segunda onda da Covid-19 no Piauí, os profissionais de segurança pública, como é o caso dos Policiais Penais, têm trabalhado constantemente nas medidas de contenção e enfrentamento à pandemia. São os Policiais Penais que atuam no recebimento de presos em flagrantes para a condução para unidades prisionais, em escoltas de presos para hospitais, no acompanhamento de audiências e visitas virtuais, tanto de advogados quanto de familiares, no recebimento de materiais de familiares de presos devido suspensão de visitas presenciais, aos presos, como medida essencial para conter o avanço da pandemia no momento atual, em cumprimento a normas estabelecidas pela Secretaria da Justiça.

oficio mp

Atualmente, 20 Policiais Penais estão afastados com Covid-19 e cerca de 40 detentos infectados com a doença em unidades prisionais do Piauí. Com nova cepa do vírus essa situação se torna ainda mais preocupante.

“Diante do contexto da pandemia, não se justifica estocar vacinas em reserva técnica elevada quanto existe profissionais que estão atuando na linha de frente do combate a Covid-19 e pessoas vulneráveis sem estarem sendo devidamente vacinados”, pontou Vilobaldo Carvalho.

O SINPOLJUSPI reforça que a vacinação dos Policiais Penais, demais servidores penitenciários e presos se torna importante tanto para preservação da saúde destes e seus familiares, assim como dos próprios presos.

“Vale ressaltar que os presídios do Piauí encontram superlotados. Isso, por si só, demonstra o quadro de elevada vulnerabilidade dos ambientes prisionais. Entretanto, mesmo diante das orientações técnicas, desse quadro caótico nas unidades prisionais e da premente importância da atuação dos profissionais que atuam nesses ambientes, as orientações da SESAPI às Secretarias Municipais de Saúde, não incluiu, neste momento a vacinação contra a Covid-19 para os Policiais Penais, ao contrário de outros estados”, pontou o vice-presidente do SINPOLJUSPI.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

A JUSTIÇA TARDA MAIS NÃO FALHA

TRT-PI faz justiça e modifica decisão que impunha gestão compartilhada do Clube do SINPOLJUSPI com o SINPOLPI. Os Embargos de Declaração opostos pelo SINPOLJUSPI...

NOTA DE PESAR E LUTO

O Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Piauí (SINPOLJUSPI), consternado pelo falecimento do Policial Penal WELLINGTON RODRIGUES DA SILVA, decreta Luto de 3...

Governo do Estado recebe o Sindicato dos Policiais Penais e confirma promoção da Categoria

Reuinão entre SINPOLJUSPI e Governo define avanços para os Policiais Penais Diretores do SINPOLJUSPI se reuniram na tarde desta terça-feira (11/07), na Sede da SEAD,...

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 06/2021-2024   ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA   O Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Piauí (SINPOLJUSPI), CNPJ nº 07.692.916/0001-07, no uso de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Eduardo José Amorim de Sousa on NOTA DE PESAR E LUTO